Como ajudamos a AGCO a criar um hub digital completo para seu time de engenharia
Na iem, acreditamos que soluções realmente eficazes nascem de um processo colaborativo com quem vive o problema todos os dias. E foi exatamente assim que nasceu o ECC Team, um portal interno construído para o time de engenharia da AGCO, uma das maiores empresas do setor agrícola do mundo.
O desafio
A equipe de engenharia da AGCO precisava de uma solução para centralizar informações essenciais do dia a dia de forma colaborativa, que pudesse facilitar a comunicação interna, promover a troca de conhecimento e dar mais visibilidade às competências individuais de cada colaborador.
Uma das condições para o projeto era de ser construído a partir da realidade do time. Ou seja, era necessário ouvir, entender e cocriar para que fosse possível desenvolver um sistema eficaz e suprir as demandas da empresa.
A solução
Começamos com uma entrevista aprofundada com o “product owner” interno do projeto, um dos próprios engenheiros, que assumiu a missão de representar as necessidades do time.
Com base nesse diálogo, fomos desenhando a estrutura do portal, transformando o ECC Team em um espaço vivo, com funcionalidades pensadas para facilitar a rotina e a gestão do time, utilizando Microsoft SharePoint como base tecnológica.
Funcionalidades desenvolvidas
- Team Directory: diretório com dados atualizados de cada membro da equipe.
- Team Indicators: página com indicadores de performance e produtividade.
- Organizational Chart: organograma dinâmico com papéis e responsabilidades.
- Skills: área dedicada ao registro de habilidades técnicas e interpessoais.
- Leave Requests: módulo para solicitação e visualização de férias e ausências, com visão de calendário integrada.
- Engineering Documents: repositório central de documentos técnicos.
- Knowledge Base: base de conhecimento com artigos e materiais relevantes.
Cada funcionalidade foi pensada para responder a uma dor real do time. Por exemplo, quem precisa tirar férias, agora pode consultar a agenda de outros membros da equipe para planejar melhor sua ausência. Ou ainda, quem busca ajuda sobre determinado tema consegue rapidamente identificar quem tem expertise na área para se conectar com mais rapidez.
Resultados e impacto
Hoje, com o ECC Team, as informações estão acessíveis, organizadas e centralizadas em um único portal. O time ganhou agilidade, autonomia e clareza para colaborar entre si, o que é essencial para um grupo que dá suporte constante a outras áreas da empresa.
Tecnologia utilizada
- Microsoft SharePoint (estrutura e customização do portal)


Team Directory

Team Indicators

Organizational Chart

Skills

Leave Requests

Engineering Documents

Knowledge Base

Azure Board
Por que a iem?
Na iem, criamos soluções que refletem a realidade das pessoas. Entendemos que cada time tem suas nuances e, por isso, mergulhamos de verdade nas necessidades dos nossos clientes.
Nosso processo une escuta ativa, colaboração e excelência técnica para que seja possível transformar desafios em soluções capazes de deixar um legado.
Quer transformar a operação da sua empresa com uma solução sob medida?
Fale com a gente e descubra como a tecnologia pode (e deve) ser mais humana.