Você já sentiu que as informações importantes da sua empresa se perdem no meio de e-mails, mensagens soltas e no boca a boca? Se a resposta for sim, saiba que esse é um desafio mais comum do que parece e, é exatamente aí que entra o valor de uma plataforma de comunicação interna feita sob medida.
Quando a cultura organizacional é vista como o ponto focal para engajamento e produtividade, nem sempre confiar em ferramentas genéricas pode ser uma boa ideia. Muito pelo contrário, pode virar uma grande armadilha. A falta de canais próprios para compartilhar informações importantes, alinhar projetos, criar uma base de conhecimento e dar voz aos colaboradores pode ser um fator que mina o senso de pertencimento do time e transmite uma imagem de desorganização interna.
Uma plataforma personalizada e feita sob medida conecta pessoas de verdade e respeita a identidade das empresas. E é sobre isso que vamos falar neste artigo: as vantagens de optar por uma plataforma de comunicação interna sob medida e todas as funcionalidades que você pode ter para melhorar a comunicação com seu time.
Por que optar por uma plataforma de comunicação interna sob medida?
Toda empresa é única. Sua cultura, seus processos, sua maneira de se comunicar também são. Então, por que a intranet deveria ser igual a de todo mundo? Quando você escolhe uma solução genérica, acaba moldando a sua comunicação ao que a ferramenta permite e não ao que a sua empresa realmente precisa.
Uma plataforma sob medida faz exatamente o contrário e se adapta a suas necessidades. Ela já nasce alinhada aos seus valores, fala a linguagem da sua equipe e é desenhada para resolver os seus desafios específicos de comunicação.
Você já deve ter notado que toda empresa é orgânica. Elas mudam com o tempo. As organizações evoluem, as estratégias mudam, os times crescem. E esse é um dos principais motivos de optar por uma solução que acompanhe esse movimento. Com uma base pensada para ser flexível, fica muito mais fácil incluir novas funcionalidades, integrar com outras ferramentas e escalar a comunicação conforme a necessidade de cada negócio.
Com uma solução sob medida, a segurança dos dados e as integrações com outras ferramentas (como ERPs, CRMs ou sistemas de RH) são pensadas desde o início, garantindo mais proteção e uma comunicação mais fluida e inteligente entre sistemas.
As principais vantagens de uma solução sob medida
Optar por uma plataforma de comunicação interna sob medida é uma escolha estratégica que vai muito além de criar um canal para enviar comunicados. Ter uma plataforma que atende suas necessidades respeitando os processos internos, também é capaz de fortalecer a cultura, conectar pessoas e impulsionar resultados de forma estratégica e mensurável.
Foi exatamente isso que aconteceu no projeto que desenvolvemos para o time de engenharia da AGCO, uma das maiores empresas do setor agrícola do mundo. Com base nas dores reais do time, cocriamos uma solução que mudou a rotina e a produtividade da equipe.
Veja as vantagens que uma solução assim também pode trazer para sua empresa:
Centralização real da informação (e fim da informação perdida)
Antes da plataforma interna, o time de engenharia da AGCO lidava com informações espalhadas em vários canais, dificultando a busca de documentos importantes e o alinhamento das atividades.
Ao criar um hub centralizado, com diretório de pessoas, indicadores de time, organograma, skills e repositórios de documentos, eles conquistaram uma comunicação muito mais fluida e acessível.
Comunicação colaborativa e gestão facilitada
A comunicação interna precisa ir além do canal de transmissão. Esse tipo de espaço também precisa ser um lugar de troca. Funcionalidades como solicitação de férias e base de conhecimento colaborativa, por exemplo, podem transformar o portal em um ambiente dinâmico, onde todos participam e contribuem.
Dados e insights estratégicos sobre o clima e a cultura
Em vez de adivinhar o que o time está sentindo, uma boa plataforma entrega dados claros. Esses dados permitem criar ações mais direcionadas, medir a evolução do clima organizacional e agir antes que pequenos desconfortos virem grandes problemas.
Plataforma viva, que evolui com a empresa
Diferente de uma ferramenta pronta que engessa processos, uma plataforma de comunicação interna sob demanda é construída para crescer junto com as necessidades do time.
Se novas demandas surgirem, a flexibilidade da plataforma permite um novo desdobramento, ganhando novas funcionalidades e se manter relevante. O portal continua ativo e em expansão, reforçando que uma boa solução sob medida é aquela que se adapta à realidade viva da empresa.
Funcionalidades que sua plataforma personalizada pode (e deve) ter
Quando a plataforma é construída considerando as necessidades da empresa, as possibilidades se expandem para atender exatamente o que a equipe precisa. Veja algumas das funcionalidades que podem ser desenvolvidas dentro do contexto da sua empresa e tornar a comunicação interna muito mais efetiva:
Mural de comunicados dinâmico
Um mural de comunicados bem desenhado centraliza informações importantes, permite segmentação por áreas e ainda pode incluir notificações inteligentes, garantindo que cada pessoa receba exatamente o que precisa.
Canais específicos para equipes, projetos ou temas
Com canais dedicados, cada equipe, projeto ou assunto pode ter seu próprio espaço de discussão e atualizações, respeitando a estrutura e a dinâmica da sua organização.
Ferramentas de feedbacks rápidos e pesquisas de clima
Para manter o time engajado, é preciso ouvir de verdade. Funcionalidades que permitem enquetes rápidas, pesquisas de clima e caixas de sugestões ajudam a capturar a percepção dos colaboradores de forma contínua.
Programas de reconhecimento e celebração
Uma plataforma personalizada pode incluir áreas específicas para celebrações de aniversários, metas alcançadas, destaques do mês e outros momentos importantes. Quer um exemplo real? Em projetos como o ECC Team, feito para a AGCO pela iem, o mapeamento de habilidades também ajudou a valorizar talentos internos, reforçando a cultura de reconhecimento.
Canal de escuta segura (como denúncias e sugestões)
A transparência é fundamental para uma cultura saudável. Criar um espaço de escuta anônima, seja para denúncias, sugestões ou críticas construtivas, fortalece a confiança e mostra que a liderança está realmente aberta ao diálogo.
Integrações inteligentes com ferramentas que você já usa
Nada pior do que uma nova plataforma que obriga o time a mudar totalmente a rotina. Soluções sob medida permitem integrações fluidas com Slack, Microsoft Teams, CRMs, ERPs e outros sistemas já usados pela empresa, potencializando ainda mais o impacto da comunicação.
Recursos de gamificação
Elementos de gamificação, como badges de reconhecimento, rankings de participação em enquetes ou campanhas internas com pontuação, tornam a experiência mais divertida e estimulante para o time e podem fazer parte da estrutura da sua plataforma interna feita sob medida.
Como a iem pode criar sua plataforma interna
Na iem, acreditamos que tecnologia de verdade é aquela que nasce da conexão entre pessoas. É por isso que nossas soluções são pensadas para se tornarem parte viva da cultura da empresa e não só mais um sistema para alongar os processos.
Nosso jeito de construir tecnologia
Para nós, tudo começa ouvindo quem realmente importa, as pessoas que vão usar a plataforma no dia a dia. Não desenvolvemos soluções baseadas em suposições e, por isso, mergulhamos na realidade da empresa para entender seus processos, seus desafios e seus objetivos com aquela nova solução.
Esse processo de cocriação envolve:
- Entrevistas e workshops com os times para mapear necessidades reais.
- Levantamento de fluxos de comunicação existentes e pontos de melhoria.
- Design de funcionalidades personalizadas, que façam sentido para aquele ambiente específico.
- Prototipação rápida para validar ideias antes do desenvolvimento completo.
Se você quer saber mais como ter uma plataforma sob medida, fale com a nossa equipe e otimize seus processos internos com mais clareza, agilidade e eficiência.